Nisto tudo há no entanto uma pergunta legítima da parte dos cépticos.
A haver realmente algo de extraordinário no fundo desta cratera porque é que ainda não ouvimos a ESA a comentar o assunto ?
Bom, se calhar por vários motivos. Primeiro,porque felizmente a ESA não é a Nasa e contam-se pelos dedos os anúncios espalhafatosos em conferências de imprensa no que toca a descobertas espaciais.
Ou melhor, nestes anos todos alguém se recorda da ESA ter vindo a público anunciar algo que não fosse realmente importante ? Ao contrário da Nasa que volta e meia lança cá para fora press-releases a garantir que vai fazer revelações bombásticas para ciencia espacial que depois se limitam a repetir mais do mesmo ou a divulgar coisas que já se sabia há muito, nunca vimos a ESA a transformar a ciencia num espectáculo mediático como os americanos o fazem.
Tudo o que tem saído da ESA são informações sérias e inovadoras quando existe motivo para tal.
AS RUÍNAS DA CRATERA DE HALE
A fascinante e controversa cratera de Hale
PARTE 08
A posição da ESA e o papel da Nasa nisto tudo.
Por isso se calhar no que toca a este assunto da Cratera de Hale ainda não existe motivo para tal.
Não porque alguém da ESA não tenha já espreitado as mesmas fotografias mas porque certamente, se o fizeram devem ter chegado ás mesmas conclusões a propósito de pixeis e artefactos que demonstro aqui.
E se porventura o fizeram , qual seria o passo a seguir ? Anunciar ao mundo que finalmente há um indício palpável de que existe algo em Marte além de pedras e pó ?
Iam para os media dizer o quê ? Falar de pixeis e tentar explicar por A+B tudo o que precisei de detalhar aqui para que depois o povo e os debunkers aceitassem ?!
Metade das pessoas não prestaria atenção á explicação, a outra metade nem teria conhecimentos técnicos para a compreender realmente e depois toda a gente perguntaria logo pelas tais fotografias estilo "Stargate", afinal é essa a imagem que a população desinteressada tem destes enigmas de uma forma geral.
Além disso isto é uma foto da ESA e logo metade do mundo perguntaria: - Então o que é que a NASA acha do assunto ? Porque afinal como todos sabemos a Nasa é que sabe destas coisas porque até foi a lua e tudo.
E claro que a Nasa não vai achar nada até eles próprios terem uma fotografia do local com estas características técnicas. Se é que já não têm !
Eventualmente o que acontece é que ainda não podem dizer nada; isto até o planeta ser oficializado como potencialmente habitável. Afinal não se esqueçam que a Nasa teve pessoas credibilissimas durante décadas a garantir ao mundo que Marte era um planeta morto, e como tal há que manter as reputações académicas de muita gente no pedestal onde está. O que importa aqui é os americanos irem preparando a população devagarinho, para criar na ideia popular de que uma descoberta como a da Cratera de Hale será uma conclusão invevitável das fascinantes pesquisas dos cientistas da Nasa claro está, porque isto de Europeus a fotografar cidades ninguém liga e se ligassem, ninguém acreditaria em nada até a Nasa dar a sua benção.
Se a Nasa não acha nada, entao é porque certamente não haverá nada e os debunkers continuarão a argumentar que tudo não passam de fantasias de malucos como eu e de pseudo-cientistas.
Porque se a ESA não se pronuncia sobre a Cratera de Hale então é porque os cientistas a sério, não ligam a efeitos de pixelização. É tudo uma questão de oportunidade politica para que alguém fique destacado na história da humanidade.
Água + microbiologia + fósseis de conchinhas + coisas giras + ruinas + conferências de imprensa = Nasa faz outra fantástica descoberta !
Curiosamente, o Hoagland ainda nem falou sobre isto e sinceramente não compreendo de todo porquê.
Até porque ao contrário das confusões de pixeis que ele muitas vezes usa como provas absolutas para as suas teorias mais alucinadas, este caso dos - não pixeis - da Cratera de Hale é das coisas mais fáceis não só de argumentar como de fazer prova contra qualquer ataque de debunking que tente desmontar o tema e por isso nao se entende de todo o silêncio de Hoagland e associados.
Isto essencialmente foi uma descoberta europeia e talvez a primeira onde não houve dedo americano directo. Portanto há aqui coisas mais importantes a nivel politico; seja do lado oficial, seja do lado também dos independentes que ninguém nega também terão os seus interesses académicos e comerciais.
Afinal tambem Hoagland é humano, precisa de comer e tal como não condenamos a Nasa por criar produtos mediáticos, também acho que atacar vendas de livros por parte dos investigadores independentes seja argumento honesto nesta questão.
Mas acho que Hoagland deve estar a preparar uma bomba um dia destes sobre o assunto embora na minha opinião isto já explodiu há muito. E foi mais que uma bomba atómica. O facto de nos últimos seis meses terem havido noticias oficiais sobre uma hipotética eventualidade de contacto extraterrestre é algo que deveria ter sido mais notado pelos media que apenas ainda continua a usar os acontecimentos como habitual piadinha humoristica no fim dos telejornais.
E viram alguma coisa sobre isto nas televisões portuguesas ?
Eu também não.
Ainda por cima tivemos no dia 2 de Dezembro de 2010 outro anúncio da Nasa mais uma vez a oficializar vez coisas que já tinha oficializado antes, (sem ninguém perceber o porquê do espalhafato mediático que se tornou num verdadeiro flop mediático). Tudo isto para mim significa que algo de muito interessante poderá acontecer em breve. A ser real, politicamente isso implicará, não só uma total alteração do paradigma a propósito do nosso conhecimento científico oficial, como em termos do próprio programa espacial significaria que a partir desse instante as coisas teriam de mudar radicalmente como nunca precisaram de mudar até hoje e se calhar o mundo ainda não está preparado para aceitar isso.
Certamente também acarretaria custos económicos, políticos, sociais,religiosos, etc.
Esta coisa do chamado - disclosure - tem muito que se lhe diga e portanto é lógico que ninguém poderia sériamente alguma vez estar a espera que tanto a ESA como a Nasa viesse cá para fora oficializar uma descoberta como a da Cratera de Hale sem uma preparação prévia da sociedade.
Quem sabe se até a própria distribuição das fotografias sem estarem adulteradas por parte da ESA,
(ao contrário do que acontece com as fotos da Nasa), não fará parte desse processo de aclimatização á ideia de uma velha civilização no planeta vermelho ?
Entrando agora verdadeiramente pela chamada teoria da conspiração, consta que quem pela primeira vez apontou ao público, estas anómalias no fundo da Cratera de Hale foi uma própria cientista da ESA.
Interpretem isto como quisererem.
Portanto, a ESA, até que possa um dia obter provas verdadeiramente mediáticas e directas que não precisem de grandes explicações técnicas junto dos media, não virá ainda fazer qualquer declaração mediática extraordinária. Sendo assim, o seu silêncio deve ser apenas entendido como uma reacção natural dentro do paradigma sobre realidade que rege a comunidade cientifica e nada mais.
Uma coisa é certa, a ESA ao contrário da Nasa, nunca ridicularizou nem o assunto, nem as pessoas que investigam a Teoria Arqueológica. Até mesmo nas posições cépticas sobre a Cara de Marte e anómalias semelhantes os argumentos limitam-se a ser apenas científicamente coerentes sem qualquer toque de desprezo contra quem propõe a artificialidade dessas formações anómalas em Marte.
Que se saiba nenhum cientista europeu que tenha trabalhado para a ESA alguma vez foi pressionado para estar calado quando decide enveredar por uma proposta mais alternativa no que toca a por exemplo...vida em marte ou interpretação menos geológica sobre qualquer anómalia marciana ao contrário do que se tem passado nos estados unidos.
E inacreditávelmente ao contrário da Nasa, a ESA deu-se inclusivamente ao trabalho de responder a Richard Hoagland a propósito da mais recente discussão relacionada com Marte de que falo noutra secção deste website.
Isto jamais aconteceu nos Estados Unidos, onde o tema sempre foi acompanhado de ridiculo e musiquinhas dos X-Files nas peças jornalisticas e demonstra claramente que a atitude da ESA poderá (por agora) ser oficialmente céptica mas nunca será de debunking como a Nasa sempre o fez desde as missões Viking e a descoberta da Cara de Marte. No entanto tudo caminha a passos largos para que tenhamos um novo Marte antigo cada vez mais surpreendente a cada dia que passa e que ainda nos trará muitas surpresas.
Após esta longa e detalhada análise á fascinante Cratera de Hale passemos então a novas anómalias se calhar ainda mais surpreendentes. Sim porque isto não acaba aqui no que toca a coisas que não deveriam existir em Marte mas insistem em aparecer espalhados por todo o planeta.